Saúde Ocupacional

Entenda como sua empresa pode se beneficiar

28/01/2018 17:42 | Última Atualização: 28/03/2019 17:16

 

SOU (SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED)

Rua 24 de Outubro s/n - Centro - Salto

Telefone: (11) 4602-8800 ramal 9430

O que é e quais são as obrigações das empresas em relação à medicina ocupacional?

A legislação obriga as empresas a fazerem exames nos seus funcionários na entrada (exame admissional) periódico e demissional (exame de retorno ao trabalho em afastamentos superiores a 15 dias).

A parte médica chama-se PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e a parte de engenharia chama-se PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

A saúde ocupacional envolve uma gama de atividades relacionadas aos ambientes de trabalho e à saúde do trabalhador.

O Ministério do Trabalho fiscaliza as empresas no que tange à saúde ocupacional e ao fiel cumprimento de suas normas regidas pela portaria de número 3.214 de 08/06/1978, com normas regulamentadoras que hoje vão da RN 01 à RN 33.

Como a empresa pode atender às regulamentações governamentais com baixo custo?

Contratando o plano de Medicina Ocupacional pela Unimed Salto-Itu que dá o suporte exigido pela lei, tanto médico como de engenharia. O diferencial da Unimed em relação às demais empresas concorrentes é o intercâmbio, ou seja, a Unimed dá suporte para empresas com filiais em qualquer parte do Brasil. E tudo com regras previamente definidas pelo intercâmbio, veja o exemplo: os exames realizados pelas Lojas Cem no Rio Grande do Sul seguem o mesmo parâmetro dos exames daqui, pois são normatizados aqui e atendidos naquele Estado por médicos cooperados que seguem as orientações do sistema Unimed.

Como são feitos esses contratos?

Os contratos podem ser em pré-pagamento ou custo operacional. Em pré-pagamento: após análise de riscos e custos o departamento quantifica o custo mensal para a empresa. Em pós-pagamento: custo real dos eventos (exames e avaliações), mais taxa administrativa.